Pesquisa com dispositivos móveis

Nunca desenvolvi qualquer aplicativo para dispositivos móveis (celulares ou tablets), em qualquer SO (android, iOS ou WP). Quando veio esse projeto, coletar informações online (mas na realidade era off-line), pensei: ‘lascou!’.

Mas então fui apresentado ao projeto open-source OpenDataKit (https://opendatakit.org/). São ferramentas incríveis para coleta de informações em dispositivos móveis para regiões de difícil acesso. Foi criado como ferramenta para pesquisa acadêmica e hoje é gerenciado por alguns da University of Washington Department of Computer Science and Engineering (UW-CSE).

Em geral, o ODK usa servidores Google para suas necessidades e isso permite que haja planos de uso específicos para cada empresa ou projeto acadêmico que for necessário. Mas também permite que se faça a instalação desse aplicativo em seu próprio servidor. Foi o que fizemos na Peskize / Mark Sistemas. Usamos suas ferramentas no ambiente próprio da empresa.

Projeto: Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Serviço de Transporte Longitudinal de Passageiros e Misto (Passageiros e Cargas) na Navegação Interior da Região Amazônica.

Empresa cliente: Antaq (http://www.antaq.gov.br/) – Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Segundo o site a empresa existe para Regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária, harmonizando os interesses do usuário com os das empresas prestadoras de serviço, preservando o interesse público.

Resultado: http://www.antaq.gov.br/portal/pdf/EstatisticaNavInterior/Relatorio_Executivo_PSU.pdf.

A pesquisa não fugia do padrão: questionários para saber perfil, interesses e opiniões sobre temas específicos relacionados ao meio de transporte em estudo.

A dificuldade: coleta tinha que ser com usuários/passageiros, e tinha que ser durante sua viagem. Quando, num rio, temos 3G ou WiFi?

Solução: ODK!

Em resumo, como ficou o projeto:

  1. Coleta de informações via dispositivo eletrônico portátil (tablet), criado com base no software livre ODK
  2. Banco em MySQL.
  3. Cálculos estatísticos com base no software SPSS (IBM).
  4. Criação de gráficos e apresentações com o pacote Office da Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *